segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Prenúncio de atolamento total!!!!!

Após uma semana em que a esperança e a crença num mundo melhor foram os protagonistas, eis que chega o balde de água fria. Toda a Fé no progresso da Humanidade destruída num ápice. E ao contrário do que vinha sendo costume não por um americano, mas sim por um cidadão canadiano. Pior por uma Cidadã.
Estávamos já habituados a ser surpreendidos por notícias dramáticas e surpreendentes protagonizadas pelo futuro ex-Presidente dos Estados Unidos. Notícias que nos surpreendiam pela estupidez e ignorância do seu protagonista, baseado numa ideologia e numa visão do Mundo errada e, ainda por cima, executada por um indivíduo pouco inteligente e sem visão estratégica. Pior, essa forma de pensar era e é partilhada por grande parte do povo americano, o que serviu para consolidar alguns preconceitos sobre o estereótipo dos "americanos". Curiosamente, de alguma forma, serviam até como contraponto deste estereótipo os "canadianos", como exemplo de país grande e forte mas sem esta imagem de broncos ignorantes dos americanos. O Canadá era visto (por aqueles que se lembravam que ele existia) como um país de gente culta, educada e civilizada.
No entanto foram estes, os civilizados, que deitaram tudo a perder, agora que os outros, os broncos, estavam a melhorar. Nada pior que ser atingido pelas costas, por aqueles que nunca se esperava que nos fossem trair.
Dos americanos, até Janeiro, ainda esperaríamos tudo, agora dos canadianos!?!

Pois é!
Nunca confiem nos vossos aliados!
Não acreditem em boas intenções!
Estejam sempre alertas!

Morreu ontem a minha esperança num mundo melhor!

Então não é que a Celine Dion tem um novo álbum!

Como é possível!
Que durante o consulado Bush os atentados à Humanidade tenham existido - já sabíamos, já contávamos com isso, já tínhamos chorado e reclamado!
Coisas tão graves como as Guerras forçadas, as intervenções militares, o desrespeito pelas Nações Unidas, pelo Ambiente, Guantânamo, o disco do João Pedro Pais com a Mafalda Veiga (com o mérito de só ser um disco e não dois individuais), a carreira do André Sardet, os livros do José Rodrigues dos Santos, tudo isto eram rudes golpes na civilização, mas estavam justificados, pois o Presidente Americano era o Bush. Agora, num momento em que ainda é ele mas já está de saída, esperava-se que no mínimo, pudesse haver uma concertação com o futuro Presidente.

Mas não!

Como previsto por alguns comentadores mais experientes e pessimistas até ao fim do mandato ainda nos estavam reservadas surpresas. Uns previam a intervenção no Irão, outros novidades noutras frentes, agora a edição de um novo disco da Celine Dion julgo que apanhou toda a gente desprevenida. E nada pior do que sermos apanhados desprevenidos, sem defesas, pois na atrapalhação do momento, antes de um jogo de futebol, lá vi o anúncio do novo álbum. E não é uma visão bonita. Desconfio que foi por isso que o Sporting perdeu. Alguém deve ter gritado da bancada:

Ó Abel! A Celine Dion tem novo álbum!

E se isto não tira a concentração a uma pessoa não sei o que pode tirar.

2 comentários:

M. disse...

AAHHHHHAHHHHHAHHHHHHH
ESTÁ BRILHANTE.
MUITO BOM.

Ny disse...

Boa!!!! Fiquei sem palavras!!! Mas vamos ser positivos... há coisas piores... (embora agora não me ocorra nenhuma)... mas... deve haver???!!!!